Posted in Business

Comunicação Escrita e Oral

Um bom texto é aquele que cumpre satisfatoriamente seu objetivo comunicativo, está adequado ao contexto no qual se insere e se apresenta bem organizado, com coesão e coerência.


1. O Texto Escrito

Image result for texto escrito

A escrita é tida como um meio mais seguro de se comunicar. Por isso, é muito valorizada nos meios profissional e acadêmico.

A unidade textual possui qualidade quando suas partes estão bem construídas. É importante nos atentarmos para conceitos e aspectos relevantes da escrita:

  1. Coesão: é necessário que todas as ideias que compõem o texto estejam relacionadas logicamente, formando uma unidade de sentido.
  2. Coerência: a construção de sentidos que decorre da interação entre autor, leitor e o próprio texto.
  3. Frase: enunciado de sentido completo.
    1. Nominal: não contém um verbo em sua composição;
    2. Verbal: contém pelo menos um verbo em sua composição.
  4. Oração: cada segmento de um período organizado em torno de um verbo ou locução verbal.
  5. Período:
    1. Simples: frase composta de apenas uma oração.
    2. Composto: frase composta de duas ou mais orações, ligadas por conjunções ou locuções conjuntivas (exercem importante papel coesivo).
  6. Parágrafo: conjunto de frases construídas em torno de um tópico frasal.
  7. Tópico frasal: um ou dois períodos que concentram a ideia principal do parágrafo.
    • Cada parágrafo desenvolve uma ideia central e, às vezes, a conclui. Quando se deseja tratar de um novo tópico frasal, inicia-se um novo parágrafo.
Quadro 1 – A frase é marcada por uma pontuação, que designa sua função declarativa, exclamativa ou interrogativa.
Figura 1 – Síntese dos conceitos de frase, oração e período.

Na prática, quando queremos deixar nosso texto mais ágil e conciso, é melhor apostarmos nas frases nominais e períodos simples. As frases curtas são as mais indicadas na maioria dos textos comunicativos, sendo as preferidas na comunicação empresarial, no jornalismo e na publicidade.

Frases longas e mais complexas são mais utilizadas no texto acadêmico e científico, com período composto por coordenação e subordinação.


2. O Texto Oral

Image result for texto oral

A comunicação oral não difere totalmente da comunicação escrita, são duas modalidades distintas de uso do mesmo sistema linguístico.

A diferença é que a oralidade é dependente do contexto. Já a escrita não depende obrigatoriamente de um contexto situacional, visto que as informações necessárias para a interpretação textual devem estar no próprio texto, explícita ou implicitamente.

Entre as exceções, o “internetês” é uma forma híbrida de comunicação, que permite textos escritos e orais, e divide opiniões na sociedade atual. É importante observar o nível de formalidade, independente da modalidade comunicativa.

Outra diferença está no planejamento e elaboração. A escrita tende a ser mais elaborada e planejada, enquanto a oralidade tende a ser mais espontânea e interativa. O texto escrito permite correções e alterações, enquanto na oralidade não há como mudar o que foi dito.

O texto oral espontâneo costuma ser simples, com uso de frases curtas e pouca densidade informacional, já que os turnos de fala costumam ser interrompidos pelo interlocutor.

Essas características não ocorrem em 100% dos textos produzidos. Existem textos orais complexos e planejados, assim como formas escritas bastante simples e espontâneas.

Existe uma relação estreita entre oralidade e escrita, como os discursos, palestras e poemas que partem de um texto escrito para serem declamados diante do público.

Author:

Actor, Language Consultant, Astrologist and Game Design Student. Sagittarius, 26 y.o. - São Paulo/BR

Leave a comment