Posted in Game Design

Regras, Progressão e Emergência


Regras

Image result for rules of games emergence and progression

As regras do jogo são paradoxais: regras e prazer podem soar como coisas diferentes, mas as regras são a fonte mais consistente de prazer nos games.

Vamos assumir que os jogos são prazerosos em parte porque os jogadores gostam do senso de realização que lhes dá superar um desafio.

Como as regras funcionam?

  1. Elas devem ser feitas para estar acima de qualquer discussão. Devem ser suficientemente claras para que os jogadores possam concordar sobre como usá-las. As regras dizem o que o jogador pode ou não fazer, e devem ser facilmente implementáveis.
  2. As regras produzem uma “máquina de estado“, uma “máquina” abstrata que responde às ações do jogador.
  3. Essa máquina de estado pode ser imaginada como uma paisagem de possibilidades instante a instante durante a partida. Jogar um jogo é interagir com a máquina de estado e explorar sua árvore de possibilidades.
  4. Como o jogo produz resultados, o jogador deve se esforçar para alcançar aquele mais positivo possível. Geralmente é mais difícil conseguir o resultado positivo do que o negativo. Trabalhar em busca do resultado positivo é encarar um desafio.
  5. O modo como o jogo é jogado quando o jogador tenta superar seus desafios é o que chamamos de gameplay: a interação (atrito) entre as regras e a tentativa do jogador em jogar da melhor maneira possível.
  6. Jogos são experiências de aprendizado, onde o jogador melhora suas habilidades ao jogá-lo, especialmente as habilidades necessárias para vencer o jogo. Ou seja, o jogador aprende a jogar cada vez melhor. Para o humano, aprender é uma atividade autotélica. O prazer em aprender está na própria atividade de aprendizado. A escola é uma instituição que transforma o aprendizado em heterotélico, uma vez que a recompensa do aprendizado é sempre extrínseca a ele.
  7. Qualquer jogo pode ser mais ou menos desafiador, enfatizar tipos específicos de desafios ou mesmo servir de pretexto para eventos sociais. Esta é a maneira em que as regras dão aos jogadores experiências prazerosas, e jogos diferentes dão diferentes experiências.

Mas o que são regras?

Regras são um conjunto de instruções que limitam as ações dos jogadores. Seguir essas instruções significa fazer o que as regras pedem, e não qualquer outra coisa diferente. Essas regras configuram as ações operacionais do jogo.

As regras também criam ações potenciais, que são significativas dentro do jogo, mas sem sentido fora dele. Por exemplo, proteger uma peça no xadrez é uma ação que emerge a partir das regras do jogo, mas não é uma regra.

As regras representam as limitações do sistema rígido do jogo, e também as possibilidades de jogo, as folgas que conseguimos encontrar dentro do sistema rígido que nos permite criar diferentes tipos de gameplay.

Por último, as regras estruturam e dão a identidade formal do jogo.

Como podem ser as regras?

As regras podem ser:

  • Operacionais: as regras que estão no manual;
  • Implícitas: as regras de bom senso;
  • Constitutivas: o sistema econômico que rege o jogo.

Como as regras se estruturam?

As regras se estruturam em duas formas:

  • Progressão: os desafios são apresentados de maneira serial, regidos por regras especiais;
    • Exemplo: Super Mario Bros.
  • Emergência: as regras do jogo são combinadas para oferecer variedade de gameplay.
    • Exemplos: Pac-Man, jogos analógicos, qualquer jogo multiplayer

Alguns jogos (como GTA) são jogos de progressão com elementos de emergência. Outros (como os MMOs) são jogos de emergência com elementos de progressão.

Jogos de emergência costumam ter maior fator de replay.

As comunidades dos jogos de progressão tendem a compartilhar walkthroughs na Internet, enquanto as comunidades dos jogos de emergência tendem a compartilhar guias de estratégia.

Author:

Actor, Language Consultant, Astrologist and Game Design Student. Sagittarius, 26 y.o. - São Paulo/BR

Leave a comment