Posted in Culture

Panorama Histórico dos Jogos Analógicos

1. Jogos Clássicos

São os jogos tradicionais, históricos, presentes até os dias de hoje (porém modificados).

A mancala é um dos jogos mais antigos de que se tem registro.
(África – entre 3000 e 2000 AEC)

A mancala possui mais de 200 variações de jogabilidade. É um jogo clássico de corrida, baseada no conceito de semeadura e colheita.

Os jogos clássicos podem ser categorizados como:

1.1 Jogos de Corrida

O objetivo do jogo é ser o primeiro à chegar no final do tabuleiro.

Ludo, Chutes & Ladders

1.2. Jogos Espaciais

O objetivo do jogo é ocupar determinadas regiões ou espaços do tabuleiro.

Twister, Jogo da Velha

1.3. Jogos de Perseguição

O objetivo do jogo é perseguir e capturar o outro jogador, que por sua vez tenta fugir e/ou encurralar o perseguidor.

O Leopardo e as Vacas, A Raposa e os Gansos

1.4. Jogos de Deslocamento com Captura e/ou Eliminação das Peças

O objetivo do jogo é capturar e eliminar as peças do oponente.

Damas, Xadrez

O Xadrez é um jogo clássico de deslocamento de peças que surge no século IV, na Índia, um império muito avançado para sua época.

No auge de seu império, a Índia se orgulhava de seu comércio, as trocas, e seu poderio militar. Surge, nesse contexto, um jogo de estratégia que simula um conflito militar entre dois exércitos – Ashtapada – que evolui durante o século V e ressurge como Chaturanga, com regras atualizadas.

O jogo é incorporado pela dominação persa, no século VI, conhecido na época como Shatranj, e se mantém durante o império muçulmano, no século VII.

O jogo de Xadrez chega à Europa durante as Cruzadas, no século VIII, a partir do contato dos soltados da Igreja Católica com os muçulmanos. Apesar de não ser bem-visto pelo meio religioso (por se tratar de um jogo), era muito apreciado no meio militar, pois o próprio jogo estimula o pensamento militar estratégico.

O jogo volta a aparecer na história na Europa do século XVI, o Xadrez moderno como conhecemos hoje.


2. Jogos de Massa Americanos

2.1. Jogos Familiares

Surgem no final do século XIX e vão até meados do século XX. Têm um foco maior na competição entre os jogadores (geralmente, membros da família).

Monopoly, Scrabbles, The Game of Life, Clue

The Landlord’s Game foi patenteado por Elizabeth Magie em 1904. Foi criado com o intuito de ser um jogo educativo, que ilustrava os aspectos negativos do sistema capitalista, que se despontava.

As condições de vida nas grandes metrópoles, os camponeses se tornando operários, a nova estrutura de classes, a opressão do patrão…

O jogo tem um sistema de feedback positivo que sempre favorece o vencedor, sendo impossível, a partir de determinado ponto, “virar o jogo”. Com isso, Magie queria ilustrar a impossibilidade de se vencer no jogo capitalista, a não ser que você seja proprietário de terras (daí o nome, Landlord’s Game).

O jogo foi reformulado em 1930 por Charles Darrow e lançado como Monopoly (Banco Imobiliário).

2.2. Party Games

Jogos mais festivos, que surgem no início da década de 80. São mais rápidos, mais simples de jogar, têm poucas regras e o foco maior está em se divertir e dar boas risadas com os outros jogadores.

Twister, Uno, Imagem & Ação, Stop

2.3. Jogos Licenciados

Surgem no início dos anos 2000, e se tornam grandes franquias com várias edições licenciadas. Incluem temas a partir de outras mídias ou mesmo permitem o aparecimento de outras mídias ligadas à franquia (animações, filmes, quadrinhos etc.)

Super Trunfo, Pokémon (TCG)


3. Jogos Americanos Modernos

Em 2008, Greg Alenknevicus propõe a classificação dos jogos americanos modernos em 4 categorias:

3.1. Wargames

Originados a partir de táticas estratégicas militares, são jogos de simulação que, durante a década de 50, como o jogo Tactics, se tornaram um hobby para muitos americanos, num contexto em que os Estados Unidos saíam vitoriosos após a Segunda Guerra Mundial, como a nova potência bélica e econômica.

Tiveram sua era dourada na década de 70, com jogos como Diplomacy e Risk no contexto da guerra do Vietnã, da expansão americana como influência econômica e cultural, e da guerra fria. Resultado da expansão americana, os wargames chegam ao Brasil nessa mesma época (War).

Diplomacy, Risk (EUA), War (Brasil), Tactics

3.2. RPGs (role-playing games)

Os role-playing games começam com o jogo Chainmail, que era basicamente um wargame com uma roupagem medieval.

Entretanto, considera-se a inauguração da categoria com Dungeons & Dragons.

Chainmail, Dungeons & Dragons, Gurps, Vampire: The Masquerade

3.3. TCGs / CCGs (Trading Card Games / Collectable Card Games)

A categoria se inicia com com cartas colecionáveis de baseball que podiam ser jogadas, apostadas ou trocadas, através da comparação de valores de atributos presentes nas cartas (velocidade, força, etc).

Contudo, a inauguração da categoria se dá com o aparecimento do famoso TCG Magic: The Gathering.

Os TCGs/CCGs vêm da cultura americana de colecionar. São jogos propositalmente desbalanceados para incentivar o consumo e a coleção de cartas.

3.4. Eurogames

Até meados do século XX, o foco dos jogos (especialmente os americanos) está no conflito, num contexto de orgulho militar vitorioso dos Estados Unidos após a segunda guerra.

Do outro lado, do lado da derrota, estava um país humilhado pela derrota e envergonhado de seu recente holocausto: a Alemanha. Dentro de uma mentalidade que busca se afastar da guerra e cortar de vez o nazismo, aliado a um clima frio que favorece a permanência dentro de casa, surgem jogos tradicionais familiares que foquem menos no conflito.

A mentalidade alemã de evitar o conflito e a opressão após a segunda guerra, de querer contribuir para mudar o mundo com valores positivos explica o porquê da Alemanha ser o berço dos eurogames, que surgem trazendo novas possibilidades e mecânicas misturadas.

Em 1962, surge o primeiro eurogame que saiu da Alemanha: Acquire, um jogo baseado na especulação financeira imobiliária.

Acquire é um jogo de estratégia, sem conflitos diretos ou eliminação dos oponentes. O tempo de partida é mais curto (até 1h30min), as regras são mais curtas e existe um maior poder de escolha e decisão por parte dos jogadores.

A capital do brinquedo, Nuremberg, populariza os eurogames, e o que era um passatempo familiar se torna tradição e business, com eventos grandiosos e premiações importantes.

Existe, no universo de jogos analógicos, uma cultura de valorização do game design e da autoria do game designer.

Carcassonne, Settlers of Catan, Puerto Rico, Allhambra, Ticket to Ride, Caylus

Author:

Actor, Language Consultant, Astrologist and Game Design Student. Sagittarius, 26 y.o. - São Paulo/BR

Leave a comment